sexta-feira, 19 de junho de 2020

No seguimento do tempo...

Imagem retirada da net

"Tempo livre não significa repouso. O repouso, como o sono, é obrigatório. O verdadeiro tempo livre é apenas a liberdade de fazermos o que queremos, mas não de permanecermos no ócio."

Bernard Shaw

Esta citação faz-me todo o sentido.

Eu que queria ler, escrever, estudar, pensar, observar, divagar,  e outras coisas do género, continuo a usufruir do tempo para fazer o que não quero, ou não me apetece. Ele, escorre-me como água pelas mãos. A esperança está em encontrar esse lapso de tempo, em que me será permitido desfrutar do que mais gosto e sempre gostei. Ainda hoje, é com saudade que recordo a maioria dos  dias de férias, enquanto adolescente. Em casa, sozinha, ouvia música, desenhava, pintava e lia tardes inteiras, ao ponto de anoitecer e só dar por tal quando começava  a ter dificuldade em ver as letras. À noite, voltava à leitura e seguia, quantas vezes, até acabar o livro.
À medida que a vida foi seguindo o seu caminho, deixei de poder seguir a linha normal para mim. Os apelos surgem de todos os lados e, quando finalmente, penso que poderei  usufruir desses poucos minutos, já a hora avançou e, há o dia seguinte com mais apelos e obrigações. Lembro-me de alguém que me disse que não havia nada nem ninguém que me desse um dia com mais de 24 horas.
É verdade, mas gostava que não fosse!


BOM FIM DE SEMANA!


9 comentários:

  1. Teremos a capacidade de organizar o tempo à nossa medida? Esta é uma questão que merece reflexão.

    Um abraço, Alexandra.

    ResponderEliminar
  2. Existe sempre tempo para fazer tudo, quando fazemos do tempo, o nosso tempo.
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. A Vida é tão stressada que por vezes não temos tempo para tudo!:)
    -
    Sonho fracassado ...

    Beijo, e um excelente fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  4. agree with the quote...awesome.
    Have a great day

    ResponderEliminar
  5. Felizmente, há anos que posso organizar e usufruir do tempo como bem entendo.


    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Tempo livre é jóia rara para mim. Às vezes penso que os dias deviam ter mais cinco ou seis horas.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  7. Gostei de te ler, Alexandra...

    Oh! Essas saudades das 'férias grandes'!...

    É preciso reinventá-las.

    Beijinhos, desejando boa semana.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  8. No momento... como estas palavras, fazem também todo o sentido para mim!...
    Pelo que subscrevo, por completo!... Mas são fases da vida!...
    Haja saúde... para irmos correspondendo às solicitações dos nossos dias... o melhor que conseguimos... e sem nos cobrarmos em demasia... por não conseguirmos fazer mais, do que aquilo que podemos!...
    Nesta fase, também estou a braços, com mil rotinas adicionais... que levam uma grande parte do meu tempo... mas... não tem, como não as fazer... em tempo de virose... quando a saúde de alguém... depende de nós...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero mesmo que sejam fases da vida, Ana!
      Como a minha vida tem sido quase toda assim, já me questionei se o problema não estará em mim...

      Mas, neste momento concreto, piorou. Contudo, como a Ana diz, não tem como não fazer, quando outros dependem de nós. Essa é que é a realidade.

      Beijinhos

      Eliminar