quarta-feira, 10 de junho de 2020

Não gostava, não gostava e agora?

Fotografia minha. Luís de Camões. Museu Militar.
Luís Vaz de Camões (1524-1580)  nasceu e morreu em Lisboa. 


Poeta português, autor do poema Os Lusíadas, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. 

Fotografia minha. Quadro a óleo. Museu da Marinha.

Fotografia minha. Excerto de Os Lusíadas. Museu da Marinha.
A última fotografia, uma estrofe dos Lusíadas, pretende ser a legenda do quadro acima.


E quem me havia de dizer que iria gostar desta temática, quando, na altura em que a estudei, detestei. Nunca digas, nunca!

13 comentários:

  1. :) eu gostei quando estudei e decorei os primeiros versos :)

    ResponderEliminar
  2. two photos are wonderful....

    Have a great day.

    ResponderEliminar
  3. Eu até gostei dos Lusiadas na altura da escola, tive uma boa professora na altura. A maturidade faz muitas vezes que percebamos o valor das das coisas.
    Bom feriado.

    ResponderEliminar
  4. Bom eu não estudei Camões, porque simplesmente não estudei. Há uns 50 anos comprei os Lusíadas li mas não me disse nada, talvez porque na altura os meus interesses eram outros, ou porque o povo que Camões exaltava, me parecia um bando de cordeiros, sofrendo uma vida de miséria e sem força para procurar um destino melhor. Voltei a lê-lo nos anos oitenta e aí já gostei mais mas só comecei a gostar verdadeiramente de Camões quando voltei a relê-lo já perto do ano 2000.
    Abraço, saúde e bom feriado

    ResponderEliminar
  5. Bom dia:- Um enorme poeta. Jamais existirá outro igual em Portugal. Luís Vaz de Camões, o Trovador
    .
    Um feriado feliz (portugueses)
    Um dia feliz para todo o mundo
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Não estudei muito, e o que estudei não gostava de história. Porém, é muito importante!

    ~~
    Beijos e um excelente dia...(feriado)

    ResponderEliminar
  7. Costuma dizer-se que 'só os burros não mudam de opinião'.
    A Alexandra não gostava e passou a gostar. Provavelmente porque interiorizou uma coisa que até então tinha ficado à superfície.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Pode ser que um dia... por enquanto não.

    ResponderEliminar
  9. Uma homenagem Camões de singular beleza!
    Dias bons e felizes.
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  10. Alexandra
    Uma homenagem ao dia de Portugal Especialmente ao Poeta Maior Camões muito original e bela.
    Adorei!
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  11. Olhe, eu adorei ler Os Lusíadas. E, como gostei, fixei muitas estrofes que ainda hoje uso, no dia-a-dia.
    A genialidade de Camões vê-se no facto de estar sempre actual.
    Contudo, desgosta-me a forma como os portugueses se alheiam da comemoração deste dia. Falta brio, bairrismo, espírito e regozijo na comemoração do “Dia de Portugal”. Neste dia gostava de ver orgulho e vaidade de ser português, traduzida em festa (este ano não se podia, mas isso não acontece, normalmente). Pelo menos como o 4 de Julho nos USA.
    Fruto de alguma desinformação, da massificação de algumas mensagens pejadas de ignorância, até aprece que temos de dos penitenciar por sermos o que somos – um dos países mais estáveis e antigos da Europa e do Mundo, um povo de aventureiros destemidos que, mesmo varados pela saudade, não deixam de mostrar a sua garra, seja onde for. Somos essa
    “ …gente ousada, mais que quantas
    No mundo cometeram grandes cousas”
    É isso que Camões apregoa n’Os Lusíadas, mas que, tal como seu tempo, pouco eco tem…
    Muito obrigado pelo sacrifício de me aturar e de passar pelo meu blog

    ResponderEliminar
  12. No Liceu ninguém gostava dos Lusíadas porque em vez de se exaltar a grandeza do poema , tinha partes censuradas e massacravam-nos com análises gramaticais.

    Foi um atentado a Camões e à sua poesia, porque como resultado disso , nem a lírica se lia.

    Porém, como sempre adorei Português e História , fiz questão de ler o poema épico logo na juventude.

    Beijinho e bom final de semana :)

    ResponderEliminar