quarta-feira, 27 de maio de 2020

Lisboa e os Jacarandás.

Imagem retirada da net.
 Lisboa está vestida de cor!

Imagem retirada da net.
 Há algum tempo que não ia para a zona do Saldanha! Desde que o nosso ‘amigo’, passou a estar na comunidade, ou pelo menos assim o dizem. Ontem, ao lá voltar, dei comigo a apreciar a cor que veste as ruas da ‘minha’ Lisboa. Não que nunca tivesse reparado nesta árvore, mas fazia parte do comum de todos os dias.
Isto só significa, que na maioria das vezes, nem damos conta do que nos rodeia, apesar da sua beleza.
É necessário o afastamento para olharmos com outros olhos!

Imagem retirada da net.
 Os jacarandás não eram de Lisboa ou de Portugal. Tal como muitas outras espécies, vieram de várias partes do mundo por onde os portugueses passaram. O jacaranda mimosifolia ou jacaranda rotundifólia (caso raro de espécie com duas designações científicas), da família Bignoniaceae, tem origem na América do Sul (sul do Brasil, Argentina e Bolívia) e foi trazido para Lisboa, apenas no século XIX, para o Jardim Botânico da Ajuda.

Imagem retirada da net.

Imagem retirada da net.
 São eles que anunciam o verão.
Não sei doutra glória, doutro
paraíso: à sua entrada os jacarandás
estão em flor, um de cada lado.
E um sorriso, tranquila morada,
à minha espera.
O espaço a toda a roda
multiplica os seus espelhos, abre
varandas para o mar.
É como nos sonhos mais pueris:
posso voar quase rente
às nuvens altas – irmão dos pássaros –,
perder-me no ar.


Eugénio de Andrade


10 comentários:

  1. Lisboa é uma cidade perfumada em qualquer estação do ano. Amo Lisboa.
    .
    Saudações
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  2. Um post luminoso, Alexandra. Assim também eu "jaquerandá" pelas ruas de Lisboa.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se "jaquerandá" pelas ruas de Lisboa, ela tá esperando. :)))))

      Um beijinho, AC. :))

      Eliminar
  3. Lisboa vestiu-se a preceito, com cheiro a jacarandá.
    Um abraço, Alexandra.

    ResponderEliminar
  4. Não vou ao Saldanha desde o Natal e nessa altura não é tempo dos jacarandás estarem em flor.
    Ficam lindas as ruas que os têm. Aqui no Barreiro há algumas, mas também não vou ao Barreiro desde final de Fevereiro
    abraço e saúde

    ResponderEliminar
  5. Alexandra

    "Ofereço" o link da música do meu blogue

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=53&v=cvddphhQtjY&feature=emb_logo

    Fique bem

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Ryk@rdo.

    Deixei resposta no seu 'canto'.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  7. Gosto dos jacarandás e dos jacarandás de Lisboa...

    Não conhecia este poema de Eugénio que está muito bem construído, o que nem sempre acontece na sua poética...

    Grata pelas lindas fotos e belo poema.
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  8. Sao lindos, nao são?
    Eu gosto muito de me cercar dessa beleza da natureza. Estou neste instante num parque, rodeada de belas e coloridas flores. O perfume de algumas acabou de atingir as minhas narinas. A primavera é um prazer.
    Um abraço e obrigada pelas palavras amigas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada tens que agradecer. :)

      Aí, onde estás, há parques lindos. É uma das coisas que me deixou mais saudades.

      Um abraço :)

      Eliminar