quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Experiências.


 

Não vamos aqui falar propriamente de Ludovico Einaudi, mas sim, fazê-lo passar como um tradutor de mensagens captadas e traduzidas para o registo musical.

Segundo as suas palavras " A música tem o grande poder de fazer-nos sentir menos sós e mais inspirados."

Como amante de música, tendo  a encontrar em geral e, para as que me fazem "eco" em particular, explicações sobre o que pretende o compositor deixar transparecer, podendo as mesmas, ter origens em emoções, imagens mentais, sensações, etc. Posso não captar a mensagem segundo a mesma perspectiva, mas sei que  algo o levou a compor daquela forma. Esse é um exercício que nem todos fazemos, nem temos que fazer, mas que é endógeno em mim.

Quando, por mero acaso, este video me surgiu, fiquei maravilhada pelo conteúdo e, de alguma forma, boquiaberta pelo facto de, sem o saber e sem dar qualquer importância, ter sido assertiva na interpretação.

Não vou obrigar ninguém a ouvir tudo. Deixo somente a informação que me pareceu pertinente, sabendo que se tratam de quatro músicas que sempre me fascinaram e que o vídeo está dividido em capítulos, tratando cada um de uma única música. 

 1 - WALK - Algo de fantástico e que deixa transparecer uma criatividade emocional fabulosa.

2 - ELEGY FOR THE ARTIC ( 4m, 48s) - Uma peça linda e que sempre me fascinou. Durante a música, seguindo uma escala grave e descendente, o glaciar desmorona-se, quase como uma resposta da natureza. Sabendo que o som se propaga por ondas, e dada a sua intensidade, era de alguma forma normal, que o gelo pudesse dar de si, mas, estamos a falar de um glaciar, logo, supus que tivesse sido feita uma montagem, ou que a minha imaginação estivesse a fluir demasiado. Afinal....

Podem ver o vídeo original aqui.

3 - NUVOLE BIANCHE ( 10m, 35s) - Embora sabendo o significado do título da composição e os seus acordes me levassem a essa representação, a explicação de L.E. é deliciosa.

4 - EXPERIENCE (15m 32s) - Segundo L.E. a música está estruturada com base na rotação de três acordes, como um mantra, criando um efeito ascendente/descendente. Ouvi esta composição vezes sem conta, até perceber o que pretendia transmitir. O violino tem uma grande importância porque é ele que impõe a "ondulação", sendo que, do minuto 5 para a frente, é notória a quase pausa descendente veiculada pelo piano, seguida de notas enfáticas de ascendência e descendência.

Original aqui.


BOA SEMANA!


5 comentários:

  1. Tive o cuidado de seguir as pistas e ouvir os originais. Fabulosos!
    Ludovico Einaudi ... nota dez!
    Um abraço, Alexandra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, dou-lhe os meus parabéns. Não são todos os que têm paciência para tal e, tenho consciência disso.

      Um abraço :)

      Eliminar
  2. Fico-lhe muito grata por me dar a conhecer Ludovico Enaudi.

    Bom fim de semana.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. A música para mim é uma fonte de inspiração, seja trabalho, seja escrita e é curioso, nos dias em que estou um pouco mais cansado, a forma ideal de recuperar.
    Gostei muito da seleção, vou ficar com o link, gosto muito deste registo musical.

    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Um vídeo que já conhecia, mas que adorei redescobrir também através da sua interpretação do mesmo!
    Também fiquei fascinada com o mesmo, quando o ouvi pela primeira vez!
    Beijinhos! Bom domingo, estimando que tudo esteja bem aí desse lado!
    Ana

    ResponderEliminar