sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Prazeres da vida.

Imagem da net. Padrão dos Descobrimentos. Lisboa.

Esta imagem foi colocada para que se percebesse de onde foi tirada a fotografia seguinte. 

Claro que continuei a tentar fazer visitas aos monumentos, na época pós Covid. Antes, seria quase impossível, a não ser que me colocasse em filas, o que não faz o meu género, a não ser quando não há outra possibilidade.


Fotografia minha. Tejo. Lisboa. Fim de tarde.

Já lá em cima fui confrontada com esta beleza fantástica. O farol do Bugio em frente à esquerda, a Torre de Belém logo à direita, e o Tejo, prateado, a desaguar no mar, com suas embarcações deambulantes. 

Isto, sim, para mim é magia!


Tejo

Aqui e além em Lisboa – quando vamos
Com pressa ou distraídos pelas ruas
Ao virar da esquina de súbito avistamos
Irisado o Tejo:
Então se tornam
Leve o nosso corpo e a alma alada

Sophia de Mello Breyner Andresen (1994), in Obra Poética, 2011


BOM FIM DE SEMANA!!

 

11 comentários:

  1. Um poema fantástico que adorei!! :))
    -
    Cores matizadas, alegres ciprestes
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Nos dejas dos de las fotos que cualquier visitante o lisboeta debe tener en su en su archivo. Acompañada por una hermosa poesía.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  3. Tudo, nesta publicação, merece nota máxima.
    Bom fim de semana, Alexandra, um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Belas fotos. Lisboa, e o Tejo são muito inspiradoras.
    Abraço, saúde e bom domingo

    À margem:
    Já tenho o computador em casa, mas em 6 horas já se encerrou 8 vezes o que quer dizer que se não está melhor está pouco melhor apesar de desta vez eles me dizerem que substituíram uma peça. Noto diferenças, está mais rápido e o ecrã de encerrar voltou a ser azul. Passara a ser verde quando o problema começou. Vamos ver como se porta amanhã, mas se continuar assim, volta para lá na segunda-feira.

    ResponderEliminar
  5. Como é bela a nossa cidade.
    Belíssimas fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A vista do Miradouro é belíssima e a foto está magnífica!
    Identifico-me completamente com o comentário poético da Sophia.

    Convido-a para comemorar o meu aniversário, amanhã, no 'A Vivenciar'
    Abraços, Alexandra.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  7. Estão formidáveis ambas as imagens! Esta zona à beira Tejo tem mil motivos, para nos perdermos a fotografar...
    Adorei reler estas inspiradoras palavras de Sophia, que já deixei há algum tempo lá pelo meu canto... no caso, combinando com imagens da zona do Chiado... com o Tejo por fundo...
    Tenho saudades de ir a Lisboa passear... mas por enquanto, não dá para arriscar, com a minha mãe por perto... ao chegar a casa... Enfim! Melhores dias, hão-de chegar, para tal de novo se proporcionar!...
    Beijinhos! Bom domingo e um óptimo feriado!
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Para tí y para todos. El lugar es una maravilla lo conozco amiga y lo recomiendo. Lindas palabras Alexandra.
    Preciosas fotos. Cuídate.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  9. Nao advinhei de onde a foto foi tirada. Alguem mencionou miradouro. Existyindo tantos, equal? Nao diga que e o do Castelo....

    ResponderEliminar
  10. Portuguesinha, a imagem do rio foi tirada precisamente do cimo do Padrão dos Descobrimentos.

    ResponderEliminar