sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Mais Vasto que o Céu.

Fotografia minha. Fundação Calouste Gulbenkian. Conexões cerebrais.

Para quem é um apaixonado pelo cérebro e seus meandros, a exposição "Mais Vasto que o Céu", patente há tempos atrás na Gulbenkian, foi algo de grande importância. 


Fotografia minha. Fundação Calouste Gulbenkian.

Embora mais virada para os processos mentais a nível de percepção dos sentidos (mente), tudo se transforma em beleza e conhecimento quando temos oportunidade de conjugar também a neurociência.



Fotografia minha. Fundação Calouste Gulbenkian.

 Os primeiros tratados, as descobertas ao longo dos tempos, a própria evolução no conhecimento cientifico.


Fotografia minha. Fundação Calouste Gulbenkian. Reacção neuronal dos neurónios.


A acção/reacção a estímulos variados, como por exemplo, um som, provocam uma miríade de contactos que transportam informação que, posteriormente e em segundos, será processada. Mais, quando algo interrompe "uma corrente", o nosso cérebro tem a capacidade de encontrar outro "caminho" para que a informação se processe, embora nos casos mais graves, não seja possível na totalidade, ou mesmo impossível..  



Esta música, de autoria de Rodrigo Leão, era constante em toda a exposição e contribuía para nos perdermos na grandiosidade daquilo que somos, enquanto Seres Humanos.

Para mim, na realidade, é um mundo mais vasto que o céu!


BOM FIM DE SEMANA!

12 comentários:

  1. Deve ter sido uma exposição muito interessante.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. El funcionamiento del cerebro en muy complicado de conocer.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena de não ter visto esta exposição.
    Gostei da musica do Rodrigo Leão.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  4. Há coisas imperdíveis. E eu perdi essa, a exposição.
    Não sou fã de Rodrigo Leão mas concordo que o artista é ... cerebral.
    Um abraço, Alexandra.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Um tema muito interessante, deve ter sido uma excelente exposição.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  6. Oi bom dia Alexandra. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger. Sou o seguidor número 17.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  7. Fantástica publicação!! :))
    -
    Flores que sublimam o olhar
    -
    Beijos e uma excelente noite.

    ResponderEliminar
  8. Sim , o cérebro é algo fascinante.Tenho lido livros de António Damásio e não só e fico com a sensação de que nunca se conseguirá desvendar todo o seu mistério.

    Admiro muitissimo Rodrigo Leão e tenho esse CD autografado.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Uma exposição que eu gostaria de ver, mas ainda estou no Algarve.
    O vídeo da composição de Rodrigo Leão cai como uma luva, animando os estudos científicos.
    Estar na Gulbenkian é sempre um prazer.
    Dias bons e agradáveis.
    Beijinho
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  10. Interesante exposición. De donde salimos con algo aprendido. Cuídate.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  11. Deve ter sido uma exposição extremamente interessante!
    Sou fã dos temas de Rodrigo Leão, pelo que já conhecia o tema musical, que é sempre um prazer imenso, escutar...
    Já não passo pela Gulbenkian, há algum tempo... que saudades, dos seus bonitos jardins, também!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar